Por www.copopular.com.br/
O deputado Valmir Moretto (PRB) é o entrevistado da semana do Jornal Centro-Oeste Popular. Ele fala sobre seus trabalhos na Assembleia Legislativa, eleições 2021, mudanças no sistema do modal VLT/BRT, ferrovia entre outros assuntos.
CO Popular- O senhor é presidente da Comissão de Infraestrutura da Assembleia Legislativa, acha que as demandas dos municípios estão sendo atendidas pelo governo do estado?
Valmir Moretto- Bom, as demandas do município são imensas. O Governo do Estado tem sim feito algumas demandas das associações através dos consórcios e da entrega de equipamentos. Mas a pavimentação asfáltica, até o momento não foi desenvolvido um grande projeto para atender a demanda dos municípios nem parcialmente. Acho que está em fase de amadurecimento, há uma grande intenção do Governo Mauro Mendes em atender todos os municípios de Mato Grosso.
CO Popular- Como vê esse imbróglio da troca do VLT pelo BRT? Até mesmo as discussões diminuíram e novamente levantou dúvidas sobre o andamento de algum desses modal de transporte?
Valmir Moretto- O que está definido e foi aprovado pela Assembleia Legislativa foi o BRT. A mudança do VLT para o BRT não diminui a questão da polêmica. São projetos exigentes que demandam tempo, estudos e planejamento. Acredito que assim que finalizar o projeto do BRT e ele estiver pronto, o secretário de Infraestrutura Marcelo de Oliveira irá abrir o processo de licitação para dar andamento à obra de mobilidade urbana.
CO Popular- Recentemente o governador Mauro Mendes anunciou a construção da primeira ferrovia estadual de Mato Grosso, que vai passar de Rondonópolis até Tangara da Serra com saída para Lucas do Rio Verde. O senhor acha que o governo tem capacidade de fazer esse empreendimento? O que essa ferrovia será boa ou ruim para o Estado?
Valmir Moretto- A ferrovia é boa para qualquer Estado, é boa para qualquer País. É um transporte mais barato e seguro, em questão de segurança das pessoas. É o transporte que menos tem acidentes e menos traz prejuízo de vida e mínimos prejuízos para as cidades. A chegada da ferrovia para Mato Grosso é de suma importância porque não tem endividamento e vejo a questão como positiva para o Estado. Nasceram as primeiras ideias, mas muito ainda tem a se fazer, desenvolver, crescer e amadurecer. Com relação ao transporte sobre trilhos, não tenho dúvidas que é importante para qualquer país e qualquer Estado.
CO Popular- Com relação à questão da revisão territorial em debate na Assembleia Legislativa, em especial Santo Antônio de Leverger, que vem causando polêmica, como estão essas discussões?
Valmir Moretto- Tenho certeza que estão ocorrendo essas discussões para resolver essa questão da fase do processo de divisão. Qual é a fase? O plebiscito das pessoas, porque a lei é clara para poder fazer novas demarcações territoriais. Por que acontece esse embate político? Por que não respeita a legislação? Por que tem que ser o município de Santo Antônio? Porque não fizeram o plebiscito ano passado. O que pertence ao município de Jaciara também não fez. Essa questão acaba trazendo insegurança política e a população fica enrolada e enganada.
CO Popular- Quanto ao Republicanos, como estão as articulações visando 2022? A tendência é apoiar quem para o governo? O senhor pretende buscar a reeleição ou, de repente, uma cadeira na Câmara Federal?
Valmir Moretto- Estou primeiramente pensando em servir o Estado de Mato Grosso. Se vai ser na Assembleia Legislativa ou na Câmara Federal é outra história. Tem que avaliar até chegar o momento oportuno para ver qual direção irei. Quero contribuir mais para meu Mato Grosso. Se meu trabalho for mais importante estar em Brasília ou em Mato Grosso, essa discussão será tomada em março ou abril de 2022. Vou esperar o posicionamento do governador Mauro Mendes, se ele vai sair à reeleição. Aguardar a finalização da nova legislação eleitoral. Saber como vai ser formado os partidos, os grupos, para a partir daí saber as regras do jogo, como será o processo eleitoral.
CO Popular- Qual avaliação o senhor faz dos trabalhos na Assembleia Legislativa?
Valmir Moretto- Positiva, não tenho dúvida. A Assembleia tem contribuído muito para Mato Grosso. Tem contribuído para o poder econômico do Estado, pelo equilíbrio fiscal. Foi a Assembleia que trouxe muitas mensagens do governo e que foram debatidas. Mensagem importante para o equilíbrio. As obras estão em andamento. Estão acontecendo investimentos na educação, saúde e segurança pública graças os trabalhos que a Casa realiza.
CO Popular- Qual análise o senhor faz do governo Jair Bolsonaro?
Valmir Moretto- Acredito que o presidente Jair Bolsonaro está no caminho certo. Acredito que ele mereça uma nova oportunidade, de continuar à frente da Presidência da República. Tem feito um grande enfrentamento. Não vejo problema no que todas as pessoas falam dele. Às vezes algumas palavras trazem divergências, desconforto e contrariedade, mas isso não atrapalha o Brasil. Defeitos todos nós temos, mas também temos qualidades. Então essas palavras, em minha opinião não tem posicionamento político. Durante a pandemia, todos os estados nunca viram tanto dinheiro como se tem visto. Acredito que a economia está forte e estável.